Vendas por estados em novembro: chineses já dominam o DF

No mês passado, o VW Polo não liderou em nenhum dos 26 estados, muito menos no Distrito Federal

Líder geral de vendas nos últimos quatro meses, a Fiat Strada segue onipresente na maior parte do Brasil. Repetindo o cenário de outubro, a representante da marca italiana foi a preferida em nada menos do que dezoito estados, cobrindo todas as regiões do país, além de marcar presença no pódio em outros seis territórios. A força das picapes não ficou só por conta da Strada. No Acre e em Roraima, a posição de honra coube à Toyota Hilux, enquanto a Chevrolet S10 repetiu a liderança no Amazonas – por lá, a marca assegurou dobradinha.

As representantes do segmento, portanto, foram responsáveis pelas lideranças em nada menos do que 2/3 do território nacional – em Roraima, vale destacar, todas as cinco primeiras colocadas foram veículos comerciais. A grande curiosidade do mês veio do Distrito Federal, onde o GWM Haval H6 liderou um top 4 inteiramente dominado por modelos chineses. Se a liderança de algum modelo asiático não tem sido novidade por lá, sinaliza, no entanto, uma grande inclinação do mercado local por modelos híbridos e elétricos.

No Paraná, a liderança coube ao Renault Kwid. Em Minas Gerais, a Fiat assegurou 100% do pódio – a marca também garantiu dobradinha no Amapá – com o Argo tendo mais de 60% de seus emplacamentos. Preferido em Santa Catarina, o Jeep Compass também marcou presença no pódio em outros três estados (Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul).

Repetindo outubro, o VW Tera foi o mais vendido no Rio de Janeiro, além de garantir presença no pódio em outros dez estados. O VW T-Cross, nº 1 em São Paulo – onde emplacou mais de 46% de suas unidades -, só apareceu no top 5 em Sergipe e Santa Catarina. Campeão de vendas da marca alemã no ano, o Polo encerrou o mês sem qualquer vitória, com a vice-liderança em Alagoas como o seu melhor resultado.

Do Motor1