40 anos da Comissão de Fábrica eleita na Mercedes
Comente este artigo. Envie um e-mail para formacao@smabc.org.br

Militantes e dirigentes de diferentes gerações de trabalhadores e trabalhadoras na Mercedes, em São Bernardo, se encontraram no sábado passado, 29, na Sede do Sindicato, para celebrar os 40 anos da criação da Comissão de Fábrica.
Os três primeiros anos da década de 1980 foram ricos em mobilizações sindicais que culminaram com a fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em agosto de 1983 e o fortalecimento do chamado “novo sindicalismo”. Porém, em termos econômicos, o cenário era terrível com recessão, desemprego e inflação alta, que teve como consequência um forte processo de enxugamento das empresas que atingiu mais de 25 mil demissões na região do ABC.
Em novembro de 1984, ano em que a inflação chegou a 215,26% ao ano, os trabalhadores na montadora desligaram as máquinas e cruzaram os braços durante três dias reivindicando equiparação salarial, reversão das demissões, abono de emergência e representação dos trabalhadores no local de trabalho. A greve foi exitosa.
Em dezembro do mesmo ano, o estatuto da futura Comissão de Fábrica foi elaborado, consolidando, assim, essa grande conquista que iria marcar a história de luta e conquistas da categoria.
Eleita em março de 1985, a Comissão de Fábrica foi criada na esteira das grandes greves da categoria no início dos anos 1980 e nos embalos da campanha pelas Diretas Já. Em tempos de exaltação ao individualismo, à meritocracia neoliberal e de ataques aos direitos trabalhistas, essa conquista é para ser lembrada e comemorada porque a Comissão de Fábrica na Mercedes representa quatro décadas de luta, resistência e conquistas em defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do ABC.
Departamento de Formação