Trabalhadores na Revoluz participam de roda de conversa e conscientização no Novembro Azul

Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina

Como parte das atividades do Novembro Azul, mês de orientação e conscientização sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Sindicato reuniu, no último dia 28, os trabalhadores na Revoluz, em Diadema, para uma roda de conversa.

A atividade, idealizada pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente do Sindicato, contou com a presença do médico do trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) de Diadema, Arlindo Silveira. O profissional conversou com os companheiros sobre o tema e esclareceu dúvidas. Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para exames de rotina, especialmente aqueles que possuem histórico familiar da doença.

A diretora executiva dos Metalúrgicos do ABC e coordenadora das Comissões, Andrea Sousa, a Nega, destacou o preconceito que envolve o assunto e leva muitos a não fazerem exames. “Sabemos que o preconceito mata. E nada melhor do que um bom papo, uma conversa com especialista para ajudar a desmontar esse preconceito e contribuir para salvar vidas”.

O coordenador do Departamento de Saúde do Sindicato, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, reforçou que ainda há barreiras a enfrentar. “Infelizmente, o machismo ainda afasta muitos homens dos cuidados necessários, é preciso romper essas barreiras. O Sindicato não está aqui só para negociar boas condições de trabalho, Campanha Salarial ou PLR [Participação nos Lucros e Resultados]. A saúde do trabalhador é fundamental para nós. A prevenção é o melhor caminho”.