Fenômeno: BYD cresce 47%, supera Honda e Toyota e mira liderança do mercado brasileiro

O mês de dezembro de 2025 ficará marcado na história da indústria automotiva nacional. Em um movimento que muitos especialistas julgavam impossível há poucos anos, a BYD alcançou a segunda posição em vendas no varejo para automóveis no Brasil, superando marcas icônicas como General Motors (Chevrolet), Fiat e Toyota.

Com mais de 13 mil unidades emplacadas apenas em dezembro, a BYD conquistou uma participação de mercado de 12,52% no segmento de varejo (vendas para pessoa física). Esse resultado coloca a marca em um patamar de disputa direta pelo topo, deixando para trás montadoras que operam há décadas no país.

A marca foi a mais vendida em todo o estado de Alagoas, liderando em Maceió e Arapiraca. Manteve o 1º lugar por dois meses em Brasília (DF) e Salvador (BA), e garantiu a 2ª posição em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). O fechamento do ano consolidou a chinesa como a 7ª marca que mais emplacou veículos leves no geral, com 111.683 unidades.

No entanto, é no varejo que o dado assusta a concorrência: a marca fechou o ano na 5ª posição, superando nomes como Toyota e Honda. A BYD não apenas vende muito, ela domina o setor de energia limpa. No segmento de elétricos (BEV), a marca detém 72% de market share. Isso significa que ela vende 2,6 vezes mais do que todos os outros fabricantes de elétricos somados. Nos híbridos, a liderança também é clara, com 27% de participação.

Do Garagem360