Fiat lidera o mercado pelo quinto ano consecutivo
Pelo quinto ano consecutivo a Fiat foi a líder em vendas do mercado brasileiro. Ainda que o desempenho tenha sido na média do mercado, com 2,4% de crescimento do segmento leve e manutenção de 20,9% de participação, a marca, sem grandes lançamentos, manteve o primeiro posto, reconquistado em 2021 após uma sequência de cinco anos de liderança da Chevrolet.
O lançamento do Tera impulsionou o desempenho da Volkswagen, vice-líder com 17,1% de participação e 9% de aumento nas vendas com relação a 2024. Em contrapartida a Chevrolet, terceira colocada, registrou recuo de 12,4% nas vendas.
O destaque positivo do Top 10 foi da BYD, que fechou o ano com impressionantes 46,9% de crescimento e 4,4% de participação, subindo 1,3 ponto porcentual. Superou Honda e Nissan e alcançou a oitava posição do ranking. Em dezembro a marca foi a quinta mais vendida, à frente de Jeep, Renault e Toyota.
A Toyota fechou o ano com 16,3% de queda nas vendas prejudicada pela tragédia na fábrica de Porto Feliz, SP, que interrompeu a produção de veículos em Indaiatuba e Sorocaba, SP, por algumas semanas. Como trabalha com nível baixo de estoque, faltaram carros nas últimas semanas do ano e o desempenho foi pior. A Nissan foi outro destaque negativo, com queda de 11% nas vendas, mas promessa de recuperação em 2026, com o Novo Kicks e o Kait disponível aos consumidores nos doze meses do ano.
Da AutoData