Mercados emergentes aceleram boom global dos veículos elétricos

Um estudo internacional divulgado pela Ember mostrou que países emergentes impulsionaram o mercado global de veículos elétricos em 2025. De acordo com a pesquisa, no último ano, mais de 25% dos veículos comercializados foram elétricos – e esse segmento teve ampla participação de países fora do eixo composto por Europa, Japão e Estados Unidos. Os dados mostram que a expansão dos EVs ganhou novo fôlego à medida que economias emergentes aceleraram sua transição para a mobilidade elétrica.

Assim, atualmente não são mais apenas as economias avançadas que ditam o ritmo da eletrificação, configurando uma alteração no centro de gravidade do mercado automotivo eletrificado mundial. Em 2019, apenas quatro países tinham participação de veículos elétricos acima de 10% nas vendas de carros novos, todos europeus. Seis anos depois, esse número saltou para 39 países, sendo cerca de um terço fora do Velho Continente.

Entre janeiro e outubro de 2025, os EVs representaram mais de um quarto das vendas globais de automóveis. A China continua sendo referência em eletromobilidade. Em 2025, o país ultrapassou pela primeira vez a marca de 50% de participação de veículos elétricos nas vendas de carros novos. Além disso, as marcas chinesas respondem por cerca de dois terços de todas as vendas globais de EVs.

Na América Latina, o Uruguai desponta como líder regional, com 27% das vendas de carros novos sendo elétricos — um patamar semelhante ao da União Europeia. Brasil, México e Colômbia seguem em trajetória consistente de crescimento. No caso brasileiro, a participação de veículos elétricos já se aproxima de 10% e supera a do Japão, onde o mercado permanece estagnado em torno de 3% desde 2022. O mesmo ocorre com o México e a Índia – na Ásia -, que hoje registram maior presença de EVs do que o mercado japonês.

Do Canal VE