5 carros icônicos feitos em 50 anos da fábrica da Volkswagen em Taubaté
Planta comemora cinquentenário com oito milhões de veículos produzidos, entre eles best sellers do mercado
A fábrica da Volkswagen em Taubaté completa 50 anos em 2026. Ao longo dessas cinco décadas, a planta produziu oito milhões de veículos. Atualmente, a fábrica responde por 30,5% das 26,2 milhões de unidades produzidas pela Volkswagen do Brasil em 72 anos. Entre eles, estão vários modelos que fizeram parte da história septuagenária da companhia no Brasil. Por isso, separamos cinco modelos icônicos produzidos pela Volkswagen na fábrica de Taubaté.
O Passat foi o primeiro carro de fato feito em Taubaté, a partir de 1979 – até então, a unidade fabricava partes para os veículos feitos no ABC paulista. Foi também um dos primeiros projetos globais feitos pela VW no Brasil. Depois veio o Gol, o maior sucesso da história da Volkswagen no Brasil. O projeto brasileiro estreou em 1980 e só saiu de cena em 2022 e teve mais de 8,5 milhões de unidades produzidas. A maioria delas, aliás, saiu da fábrica da Volkswagen em Taubaté.
O Up! era o carro mais moderno feito pela Volkswagen na fábrica de Taubaté na ocasião de sua estreia em 2014. A ideia era que o Up! se tornasse um carro de volume como o Gol. Apesar de todos os investimentos, o modelo não atingiu essa meta. A despedida do Gol ameaçou o futuro de Taubaté, que deixaria de produzir um modelo de volume. Essa incerteza durou pouco, já que a Volkswagen iniciou a produção do Polo Track por lá.
A nova versão de entrada foi essencial para alavancar as vendas do Polo. Rapidamente o hatch virou o automóvel de passeio mais emplacado do país. O Tera é o modelo mais recente da Volkswagen produzido em Taubaté. O SUV compacto veio com a meta de ser um sucesso de vendas, e logo atingiu este objetivo. Foram necessários apenas seis primeiros meses para superar os rivais Fiat Pulse e Renault Kardian. De quebra, fechou 2025 muito perto dos líderes no ranking geral de emplacamentos.
Do Automotive Business