Os maiores mercados automotivos de 2025

Depois de alguns anos de queda durante o período de pandemia, os indicadores apontam que 2025 foi um ano positivo para as vendas de carros novos no mundo. Os dados levantados até aqui para 92 mercados globais (com estimativas de dezembro para 21 deles) mostram que as vendas globais de veículos leves (automóveis de passeio, picapes e comerciais leves) chegaram a 90,5 milhões de unidades, alta de 4,1% sobre 2024.

Esse total exclui o Irã, um mercado de 1,3 milhão de unidades que ainda não divulgou seus números, assim como pequenos mercados da Ásia Central, África, América Latina e Oceania. A décima posição é ocupada por um país europeu. Com 1,71 milhão de unidades, a Itália manteve sua colocação no ranking global apesar de uma queda de 2,4% em relação a 2024. Na nona posição aparece novamente o Canadá, com quase 1,9 milhão de unidades.

Em oitavo lugar está outro europeu: a França, com quase 2 milhões de unidades. O Reino Unido ocupa a sétima posição com 2,3 milhões de unidades. À frente do Reino Unido aparece o Brasil, o único mercado latino-americano e o segundo maior entre os emergentes. O volume cresceu 2,9%, chegando a 2,5 milhões de unidades. O quinto maior mercado automotivo do mundo continua sendo a Alemanha, com 3,2 milhões de unidades.

O Japão aparece à frente da Alemanha com quase 4,6 milhões de unidades, das quais 37% eram kei-cars (microcarros). A Índia superou o Japão, conquistando a terceira posição global, com 5,54 milhões de unidades vendidas. Como ocorre desde 2013, os Estados Unidos seguem como o segundo maior mercado automotivo do mundo, com 16,3 milhões de unidades. A China confirma a liderança como o maior mercado automotivo do mundo. O resultado foi um aumento de 6,7% nas vendas, chegando a 27,3 milhões de unidades.

Do Motor1 / Felipe Munoz