Brasil é o décimo mercado da Toyota, maior montadora mundial
Empresa vendeu 11,3 milhões de veículos em 2025, 4,6% a mais do que no ano anteior
O Brasil manteve-se como décimo maior mercado da Toyota em todo o mundo em 2025. Balanço global da montadora divulgado esta semana indica que, com cerca de 173 mil licenciamentos, o País repetiu a colocação do ano anterior, mas ficou bem distante do nono colocado, as Filipinas, onde negociou 229 mil veículos das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e da de veículos comerciais Hino.
As vendas globais superaram 11,3 milhões de automóveis e veículos comerciais, 4,6% a mais do que no ano anterior e, mais uma vez, garantiram a Toyota como a maior montadora mundial. O Brasil, assim, representa tímida fatia de 1,5% das vendas globais totais e a América do Latina — sem considerar o México —, com 472 mil unidades, somente algo próximo de 4%.
O maior mercado individual do conglomerado japonês segue sendo os Estados Unidos. Lá foram negociados perto de 2,5 milhões de veículos no ano passado. A China, com 1,78 milhão, ficou na segunda posição, à frente do Japão, onde as vendas acumuladas das quatro marcas do grupo limitaram-se a 1,5 milhão de unidades.
A Índia já é o quarto maior mercado, com 351 mil unidades entregues aos consumidores. Completam o ranking dos dez primeiros mercados ainda, e nessa ordem, Indonésia (260 mil), Austrália (254 mil), Canadá (249 mil), Tailândia (229 mil), além das Filipinas e do Brasil. A produção mundial da Toyota cresceu mais do que as vendas. Somando todas as marcas, ultrapassou 11,2 milhões de unidades no ano passado, 5,7% a mais do que em 2024.
Do AutoIndústria