BYD se mantém no top 5 do setor automotivo em janeiro de 2026

A BYD foi a 5ª marca que mais vendeu no mercado automotivo brasileiro pelo segundo mês consecutivo. A fabricante chinesa teve uma média superior a 460 eletrificados comercializados por dia útil – o equivalente a 20 veículos por hora. Ao todo, foram 9.801 emplacamentos, valor que corresponde a um aumento de 48,93% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No varejo, a participação de mercado da BYD foi de 10,75%. Já no segmento dos carros de passeio 100% elétricos e híbridos, a BYD é líder absoluta e responde por 62,37% e 24,44% das vendas, respectivamente. De acordo com a montadora, a BYD passa a vislumbrar o topo do mercado automotivo brasileiro, não apenas entre os eletrificados.

Em menos de 4 anos de atuação no país, a greentech já ultrapassou os 200 mil emplacamentos e mira uma disputa com marcas já tradicionais no Brasil, como Fiat, VW, GM, Hyundai, Toyota e outras. Dentro das vendas no varejo em janeiro, a BYD liderou em duas capitais – Salvador (BA) e Maceió (AL) – e em importantes polos regionais, como Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA).

A marca também ficou na segunda posição em todo o estado de Alagoas, além de Brasília (DF) e São Luís (MA). Na Bahia e no Rio de Janeiro, ficou em terceiro lugar. Em janeiro de 2025, a BYD ocupava a 8ª posição no ranking de automóveis no mercado brasileiro, com 5,25% de participação de mercado. Um ano depois, a greentech atingiu o 5º lugar nas vendas, com participação de 7,80%.

Do Canal VE