Metalúrgicos na Kion Still aprovam calendário de folgase renovam redução do almoço
Companheirada aprovou renovação da redução do horário de almoço e calendário anual de folgas para 2026
Em assembleia realizada na última quinta-feira (5), os metalúrgicos e metalúrgicas na Kion Still, em São Bernardo, deram um passo importante para o equilíbrio entre produtividade e bem-estar. Sob a condução do Sindicato, a companheirada aprovou a renovação da redução do horário de almoço e calendário anual de folgas para este ano.


Para o coordenador de área Lucas Costa Cavalcante, o Lucão, o planejamento vai além do chão de fábrica. Ele ressalta que, embora pautas como PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e Campanha Salarial sejam vitais, a previsibilidade da vida social é um direito fundamental. “Nossa luta é para que os companheiros saibam quando vão viajar com a família ou terão horas a pagar”, pontuou.
Já com a renovação da redução de horário de almoço, a refeição segue com 15 minutos a menos, que será deduzido no final da jornada de trabalho. Segundo Lucão, esse período diário reflete em qualidade de vida, possibilitando tempo para estudos, lazer ou para fugir do trânsito pesado.
Pautas de luta
Além dos acordos internos, a assembleia debateu o cenário político nacional. Em um ano marcado por grandes eventos e eleições, o dirigente reforçou a urgência de eleger representantes que tenham compromisso real com a pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional.
Nessa linha de conquistas, Lucão celebrou a recente isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais e reafirmou o empenho do Sindicato na pressão pelo fim da escala 6×1. Ele destacou que, assim como o alívio no imposto, a revisão da jornada de trabalho é fundamental para garantir dignidade e mais dinheiro no bolso de quem produz a riqueza do nosso país, unindo justiça tributária com qualidade de vida.