Carros elétricos chegam a 25% das vendas globais pela 1ª vez
Pela primeira vez na história, os carros elétricos representaram 25% de todas as vendas de carros no mundo, segundo dados do International Council on Clean Transportation (ICCT), que analisam o primeiro semestre de 2025. Esse avanço mostra que, em muitos países, a eletrificação do transporte está crescendo.O crescimento foi puxado, sobretudo, pelos mercados emergentes e pela liderança chinesa no setor.
O país asiático teve uma participação de 50% nas vendas globais de carros elétricos, superando os Estados Unidos e outros concorrentes. O Vietnã teve, nos primeiros seis meses do ano passado, 40% dos veículos de passageiros comercializados sendo de motorização elétrica. Em 2020, esse índice era praticamente nulo. Ainda no período analisado pelo ICCT, a Tailândia teve uma participação de 28% de VEs nas vendas.
A Turquia, por sua vez, chegou a 22%, e a Indonésia a 14%, dobrando sua participação. Em dezembro de 2025, a venda de carros 100% elétricos superou a de veículos a gasolina na União Europeia, segundo a European Automobile Manufacturers Association (ACEA). Os EVs tiveram 22,6% de participação de mercado, contra 22,5% por cento dos movidos a gasolina. Já nos Estados Unidos, o relatório observou um retrocesso nos VEs, pois o país estaria cumprindo apenas 14% das metas de descarbonização do trânsito.
De acordo com o ICCT, isso se dá pela revogação de incentivos e políticas de apoio à produção de veículos elétricos, o que coloca as montadoras em uma posição desfavorável no mercado. Mesmo com o avanço exponencial da eletromobilidade em território nacional, o relatório indica que o Brasil cumpriu apenas 1% de metas de descarbonização da frota. Canadá, União Europeia, Turquia e Reino Unido já passaram a marca dos 80%.
Do Canal VE