Corrida da IA faz fabricantes de baterias para carros elétricos migrarem para armazenamento
Dez fábricas nos EUA estão sendo convertidas para atender, principalmente, mercado de data centers
Fabricantes estão convertendo plantas para produzir células de armazenamento de energia em vez de baterias para veículos elétricos. A mudança é uma tentativa de aproveitar o boom da IA (inteligência artificial) em meio à queda nas vendas de carros elétricos. Dez fábricas americanas estão sendo alteradas para produzir baterias mais adequadas para sistemas de armazenamento de energia.
Isto após fabricantes de células cancelarem capacidade suficiente para produzir 2 milhões de veículos, segundo a empresa de inteligência de mercado CRU. Das dez fábricas, sete atenderão principalmente o mercado de armazenamento de energia. Sistemas de armazenamento de energia, compostos por racks de módulos de bateria regulados por software de gerenciamento, ajudam redes elétricas —de residências, empresas e até países— a lidar com a oferta flutuante de energia eólica e solar.
As unidades sendo convertidas para o mercado de ESS (sigla em inglês para sistemas de armazenamento de energia) incluem uma fábrica de baterias para carros elétricos no Kentucky que a Ford está modificando em resposta à “demanda crescente por fornecimento doméstico de sistemas de armazenamento de energia em bateria, com número limitado de fornecedores qualificados”.
O armazenamento de energia é crucial para data centers de IA, que exigem fornecimento ininterrupto de energia para proteção contra quedas ou flutuações de tensão. Com a construção de data centers em expansão nos EUA, isso oferece novas fontes de receita às empresas de carros elétricos e baterias.
Da Folha de São Paulo