União Europeia propõe 70% de conteúdo local para elétricos
Proposta da Comissão Europeia, à qual o Financial Times teve acesso, será de que pelo menos 70% do conteúdo dos veículos elétricos vendidos no bloco seja de origem local, para que eles possam receber incentivos estatais. A legislação deverá ser divulgada na semana que vem, de acordo com o diário, e divide opiniões no continente.
Enquanto fornecedores e empresas como a Renault, por exemplo, apoiam a elevação do índice, montadoras com maior presença na China, como BMW e Mercedes-Benz, alegam que a decisão pode ser encarada como protecionismo pela China, que poderia retaliar. Dizem também que pode desacelerar a inovação no continente.
De toda forma a cadeia de fornecedores batalha pelo alto índice. Os 70%, segundo o Financial Times, seriam calculados a partir do custo e excluiriam as baterias, cuja estrutura de produção ainda está sendo criada na Europa.
Os fabricantes de peças e componentes temem que fabricantes chinesas se instalem na Europa para montar veículos elétricos a partir da importação de kits CKD e SKD e, sem uma regra clara, poderiam gozar de incentivos fiscais.
Da AutoData