A aposta limpa do Governo com Spark na frota pública: baixo carbono, eficiência e maior economia

O Focus Poder apurou que o Governo do Ceará começou a montar um movimento silencioso, e ambicioso, para transformar o Spark EUV, primeiro carro elétrico produzido em Horizonte, em peça-chave de uma nova política de mobilidade limpa no Estado.

A estratégia tem duas frentes: 1 estimular as empresas fornecedoras de frotas ao setor público a incluir o Spark em seus catálogos de aluguel; 2 preparar a estrutura administrativa do Governo com pontos de carregamento capazes de sustentar uma migração gradual para veículos elétricos. É o embrião de um programa que, se avançar, pode reposicionar o Estado como usuário relevante da produção do novo polo automotivo.

E, ao mesmo tempo, acionar uma cadeia virtuosa: mais carros alugados, maior demanda para a fábrica, custos reduzidos e, ponto vital, uma frota pública menos poluente. O Spark EUV chega com autonomia de 258 km no ciclo PBEV/Inmetro. Não é um carro para longas viagens, mas é perfeito para o uso diário urbano, cobrindo com folga as rotas internas de secretarias, órgãos administrativos, equipes técnicas e serviços distribuídos na Região Metropolitana de Fortaleza.

O Spark será o primeiro veículo produzido no novo polo automotivo de Horizonte, instalado na antiga fábrica da Troller. A meta é alcançar 6 mil unidades produzidas em 2026. A operação segue o modelo multimarcas, sob comando da Comexport, que detém os direitos industriais e estrutura a linha de montagem para diferentes montadoras. A empresa já negocia com três marcas consolidadas no Brasil — nomes mantidos em sigilo — e deve anunciar um segundo modelo em março de 2026.

Do Focus Poder