A ascensão e queda dos tipos de carros pelo mundo
Desde 2003, a proporção de carros “pequenos” vem diminuindo. No Brasil, a mudança vem pelos SUVs e agora com as picapes
Que tipo de carros os consumidores compraram há 30, 20, 10 anos? Aos poucos, estamos começando a obter resultados para todo o ano de 2023. Enquanto aguardamos o panorama global (algumas áreas importantes, como a China e os EUA, ainda não enviaram seus dados), já há resultados interessantes de outros mercados importantes como Brasil, Itália, França, Espanha e Reino Unido.
Os insights correspondem à evolução dos novos emplacamentos de carros de passeio por tipo de carroceria de acordo com a JATO (e veÃculos comerciais leves no caso do Brasil) para os anos de 1993, 2003, 2013 e 2023. As grandes mudanças são globais e, ao menos em termos de carrocerias, levemente diferentes.
O Brasil é o maior mercado da América Latina e o lar dos veÃculos pequenos. Em 2003, os hatchbacks compactos dominaram com uma participação de mercado de 51%. Eles eram seguidos por sedãs (19%) e sub-compactos (9%). Em 2013, os hatchbacks ainda lideravam, mas sua participação de mercado caiu para 39%, enquanto os SUVs e as picapes ficaram em segundo e terceiro lugares, com 24% e 12%, respectivamente.
No ano passado, mais de um terço dos novos emplacamentos de veÃculos de passeio e comerciais leves eram SUVs, enquanto a participação dos compactos passou a 22%, apenas três pontos a mais do que a participação de mercado das picapes.
Do Motor1