A construção coletiva do conhecimento

Um dos aspectos mais importantes da educação libertadora é a construção coletiva do conhecimento. Neste processo, o trabalho em grupo adquire uma importância fundamental.

Primeiro, por criar oportunidade para que todos seus membros participem ativamente dos debates e reflexões. 

Através da exposição de idéias, da troca de opiniões todos compartilham o saber, que deixa de ser o monopólio de poucos.

O espaço coletivo de reflexão e diálogo entre educandos e entre educador e educandos também favorece a troca de experiências, constituindo-se num dos caminhos mais férteis na construção do conhecimento.

Além disso, participando do grupo os indivíduos desenvolvem várias habilidades como comunicar-se apropriadamente, desenvolver tarefas de acordo com a divisão de trabalho, saber ouvir e falar na hora certa, sistematizar idéias, coordenar atividades, relatar o resultado dos trabalhos, entre outras.

Relações democráticas

Os educadores favoráveis ao trabalho em grupo alegam que o espaço coletivo de reflexão e debate entre educandos favorece o estabelecimento de relações democráticas.

Todos se vêem como portadores de conhecimentos e experiências diversas. No grupo não tem lugar para quem pretenda saber mais que os outros. Essa é uma questão de atitude.

Assim, cada um fica mais à vontade para falar, dar opinião, perguntar, questionar, expor idéias, colocar dúvidas, concordar, discordar. Por permitir o desempenho e a troca de papéis diversos – o que ouve, o que relata, o que coordena – o grupo contribui para o desenvolvimento dos seus participantes como sujeitos ativos na construção do conhecimento.

Departamento de Formação