A história dos negros no currículo escolar
Lei aprovada na Câmara dos Deputados no início do ano inclui no currículo oficial da rede de ensino a história da África, da luta dos negros no Brasil, da cultura negra brasileira e da participação do negro na formação da sociedade do País.
O objetivo é resgatar a contribuição do po-vo negro nas áreas social, econômica e política na história do Brasil. A matéria está em tramitação no Senado Nacional.
Para o vice-diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo, Kabengele Munanga, a herança cultural africana nunca ocupou uma posição de igualdade em relação às outras heranças culturais no sistema educacional brasileiro. “Ou então não teria sentido a lei que está sendo discutida para garantir a igualdade”, ponderou.
Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, a lei responde a um anseio do movimento negro e da sociedade, e mudará o cenário educacional pela simples inserção da nova disciplina.
Ela lembra que os afrodescendentes – que são 50% da população – foram excluídos da vida política e na história do país. “Retomar a História da África pela educação é importante para um governo que tem um viés de mudança, que quer mudar o olhar sobre o país”, afirmou a secretária.
Matilde ressaltou a importância da educação como instrumento de mudança de valores e de inclusão e valorização dos negros nas políticas públicas.