A importância do trabalho para o ser humano
Trabalho, ô coisa difícil de se achar! Você acha, mas não pode trabalhar pois não tem experiência e nem o ensino adequado para exercer essa função.
No Brasil, há muitas vagas de empregos, mas pouca gente qualificada para ocupar essas vagas.
Em países de primeiro mundo, como os Estados Unidos, o Japão, e outros, a população de desempregados é muito pouca, quase nada, uma população mínima. Já no Brasil é diferente, se duvidar, a maioria da população é desempregada, não porque tem preguiça de procurar emprego, ao contrário, eles procuram, e às vezes acham, mas não são aceitos no emprego porque não são qualificados o bastante para ocupar o emprego.
Desses brasileiros, a maioria fica desesperada, pois não consegue um emprego para sustentar a família, com isso a maioria começa a roubar e a matar para conseguir dinheiro, e quando isso acontece, a maioria também se envolve com drogas. A partir daí, começa a roubar e a matar mais do que antes, mas só que agora ele rouba para comprar mais drogas. É assim que, na maioria das vezes, um homem honesto vira um marginal.
Essa é a realidade de muitos que pouca gente conhece, principalmente os políticos. Eles devem saber, e mesmo assim não fazem nada, porque a política do Brasil é muito desonesta, só dá oportunidade para aqueles que levam uma boa vida, em vez de olhar para o lado e ver as favelas que tem no Brasil, com muitos desempregados, que se envolvem com drogas e viram marginais.
Este texto foi o vencedor do Concurso de Redação sobre o 1º de Maio na categoria 5º a 8º série. Autoria de Thiago Lustosa Barros Pimentel, aluno da sétima série do Sesi 397, Jardim Adelina, Mauá. Semana que vem, publicaremos o texto vencedor na categoria Mova.