A imprensa tem Lado – Folha manipula pesquisa

A pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República divulgada sábado pelo DataFolha, da Folha de S. Paulo, foi manipulada para beneficiar o candidato apoiado pelo jornal, José Serra (PSDB).

Ao registrar sua pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o Datafolha afirmou utilizar dados do IBGE para calcular o número de entrevistas. Mas não fez isso.
Na pesquisa de fevereiro, o número de entrevistados foi proporcional ao número de eleitores em todas as regiões do País.

Manipulação
Mas, na última pesquisa, o DataFolha aumentou o número de entrevistados na região Sudeste, onde José Serra tem índices mais altos, e, ao mesmo tempo, diminuiu o número de entrevistados no restante do País, onde Dilma tem índices mais altos.

A manipulação aconteceu da seguinte maneira. No Sudeste, o número de entrevistas quase dobrou, passando de 1.757 para 2.545. No Sul, caiu de 602 para 464, no Nordeste foi reduzido de 1.164 para 765 e no Norte e Centro-oeste diminuiu de 635 para 384 entrevistados.

As discussões sobre os resultados das pesquisas deveriam manter um nível técnico, sobre as diferenças metodológicas. Infelizmente, a Folha optou por uma abordagem tendenciosa e sem argumentos consistentes, o que demonstra claramente a opção da mídia pela candidatura de José Serra.