A Internet e outros bichos mais

Atualmente, em quase todos os anúncios comerciais, aparecem coisas como http://www. anunciante.com.br, ou [email protected]
Mas, que bichos são estes afinal de contas? No primeiro caso, as siglas http – Hipertext Markup Language (protocolo de transferência de hipertexto), e www – World Wide Web (rede de alcance mundial) formam o endereço para localização do site (pronuncia-se: “sáiti”) que é um conjunto de páginas do anunciante. A sigla com. significa comercial, existindo ainda outras siglas, como por exemplo org. (organização sem fins lucrativos), gov. (governos) etc., e a sigla br. identifica o país (Brasil).

@ – No segundo caso temos o endereço de um “e-mail” (eletronic mail – correio eletrônico) para trocas de correspondências entre os usuários da Internet. Por meio do correio eletrônico é possível mandar mensagens para todo o mundo, inclusive com documentos (textos, imagens, planilhas etc.) anexados, desde que estes tenham sido gerados no computador, ou digitalizados (transformados para a linguagem do computador, por exemplo com o uso de um “scanner”).

O símbolo @ (pronuncia-se arroba) foi adotado nos endereços de correio eletrônico para denotar “em” (ou “at”, em inglês), significando que o anunciante está em tal provedor do tipo comercial em tal país (exceto no caso dos Estados Unidos, onde não é comum o uso desta sigla).

A propósito, foi exatamente por e-mail que o companheiro Gerson, trabalhador na Mercedes-Benz, enviou sua mensagem a esta coluna fazendo seus comentários. Valeu Gerson!

Subseção Dieese