A melhor de todos os anos, diz Sérgio Nobre


Sérgio Nobre diz que categoria acertou estratégia da campanha

Com a assinatura da convenção coletiva do Grupo 10, na última sexta-feira, os metalúrgicos da CUT em todo o Estado de São Paulo encerraram a campanha salarial de 2009 com um feito especial: pela primeira vez nesta década, a categoria conquistou convenções coletivas em todos os grupos que unificam os mesmos índices de reajuste salarial e de aumento real.

“Foi a melhor campanha de todos os anos”, analisa Sérgio Nobre, presidente do Sindicato, que destaca também a mobilização da companheirada. “Nas três grandes assembleias que fizemos, havia gente de todos os setores lotando a rua do Sindicato como há muito tempo não se via”, recorda.

Segundo o presidente do Sindicato, foi correta a estratégia de não admitir a diferenciação entre setores, traçada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT) e confirmada pelas assembleias.

“Em algumas situações, a conjuntura nos obriga a criar categorias dentro da categoria “, explica Sergio Nobre.

Este ano, por exemplo, a crise econômica mundial afetou as indústrias de forma diferente, o que poderia repercutir nos acordos, o que não aconteceu.

Diferenças históricas
Confirma a avaliação positiva da campanha o fato dos metalúrgicos alcançarem suas conquistas mesmo sendo os primeiros a entrarem em luta, quando o desfecho da crise econômica ainda era incerto.

“Conseguimos apontar o caminho para outros trabalhadores, inclusive para metalúrgicos de outras regiões que obtiveram reajustes maiores e reduziram as diferenças salariais históricas em relação ao ABC”, afirma o presidente do Sindicato.

Ele relembra ainda que, mesmo com a campanha salarial, a categoria teve fôlego para participar da luta por importantes acordos tripartites, como a redução do IPI, que garantiu o emprego de milhares de trabalhadores.