A MÍDIA TEM LADO!

A Revista Carta Capital desta semana denuncia como a grande imprensa manipulou os fatos no episódio do dossiê. Levantamento do Observatório Brasileiro de Mídia mostra o lado que estão os maiores jornais na cobertura das eleições.

Revista denuncia golpe contra a candidatura Lula

Em reportagem publicada pela revista  Carta Capital, o repórter Raimundo Pereira escreveu a matéria

Os fatos ocultos, mostrando as manipulações da imprensa que levaram a eleição para o segundo turno. No texto, ele denuncia a união entre tucanos e a mídia (jornais, revistas, rádios e tevês), principalmente a Rede Globo, para tentar impedir a reeleição de Lula. Seu resumo segue abaixo.

Como as fotos chegaram à mídia

As equipes da campanha eleitoral de Alckmin e de Serra chegaram ao prédio da Polícia Federal, em São Paulo, antes das pessoas presas sob acusação de compra de um dossiê contra o PSDB. Como elas conseguiram a informação primeiro?

Depois, essas equipes chamaram as reportagens dos jornais e tevês, que gravaram e filmaram as prisões, fizeram as fotos e matérias divulgadas nos jornais, revistas, rádios e tevês.

O delegado Edmilson Bruno tirou fotos do dinheiro supostamente usado para compra do dossiê de forma ilegal e as distribuiu a jornalistas da Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, do jornal O Globo e da rádio Jovem Pan. O objetivo do delegado foi o de prejudicar Lula e interferir no resultado da eleição no primeiro turno.

Depois, as fotos foram distribuídas aos demais órgãos da mídia. A informação de que as fotos foram conseguidas ilegalmente foi escondida dos leitores.

O mesmo delegado contou com a cumplicidade dos jornalistas para fazer de conta que as fotos tinham sido roubadas dele. Nessas circunstâncias, as fotos jamais poderiam ser publicadas.

Globo esconde queda de avião

Na hora de entregar as fotos, o delegado Bruno procurou um repórter do Jornal Nacional para entregar as fotos. “Tem de sair à noite na tevê, tem de sair no Jornal Nacional”, repetia o delegado.

Por que o policial queria tanto que o material fosse divulgado pela Globo? A matéria saiu no Jornal Nacional. Toda a conversa do delegado com os jornalistas foi gravada e depois reproduzida apenas na internete e na tevê Record. Por que os outros órgãos silenciaram sobre a gravação?

Dia 29, dois dias antes da eleição, caiu um avião da Gol e morreram 154 pessoas. Apesar de ter a fita com a reportagem, o Jornal Nacional não divulgou a notícia da queda e se dedicou só à cobertura da foto do dinheiro.

“O golpe funcionou”

A Globo escondeu a informação de que os documentos do dossiê mostram que 500 ambulâncias comercializadas pela máfia dos sanguessugas, foram compradas por José Serra e seu homem de confiança, e sucessor no Ministério da Saúde, Barjas Negri, atual prefeito de Piracicaba.

A Globo jamais exibiu a foto ou o vídeo em que aparece José Serra, em Cuiabá, numa cerimônia de entrega das ambulâncias com a fina flor dos sanguessugas.

A imprensa não publicou a informação de que o procurador da República Mario Lucio Avelar é o mesmo que detonou a candidatura Roseana Sarney, em 2002, para beneficiar José Serra.

Também não publicou que o procurador Avelar mandou prender os suspeitos do caso do dossiê em plena vigência da lei eleitoral, o que é proibido. 

Na mesma edição da