A mídia tem lado
O Diário do Grande ABC não perde a oportunidade de aliviar a barra dos tucanos e cutucar o governo Lula. O objetivo é sempre o mesmo. Mostrar um governo Serra bem legal e reduzir as ações do presidente petista. Vejam dois casos recentes.
A manchete do dia 8 de fevereiro era esta: Emprego despenca 27% no Grande ABC.
Quem lê acredita que os postos de trabalho fecharam na região e que o desemprego aumentou.
Mas não é nada disso. Na verdade, o que caiu não foi o nível de emprego, mas a velocidade da criação de empregos. Isto quer dizer que os empregos continuaram aumentando e não despencaram, como está na manchete. Eles apenas cresceram em ritmo menor.
A matéria do jornal diz isso, desmentindo o título. O texto afirma que no ano passado o ABC criou 33 mil vagas formais. E compara com 2005, quando foram criadas 45 mil.
Deu para entender? A matéria compara os dois anos para concluir que reduziu o nível de criação de emprego.
Os empregos foram criados e aumentaram. Usar o verbo despencar é exagerar na dose e tentar enganar o leitor.
Outro caso – Na manchete do dia 27 de fevereiro, o mesmo jornal estampou: Governo tira R$ 27 milhões da região.
Quem só lê a manchete ficará com uma dúvida cruel. É o governo federal? Estadual? Municipal? A manchete mais atrapalha do que explica. Ela confunde o leitor. A matéria informa que é o governo estadual que tirou recursos do orçamento destinado ao ABC.
Se o jornal respeitasse o leitor e tivesse mais apuro jornalístico, a manchete deveria ser Serra tira R$ 27 milhões da região.
Viu como é fácil? Olho vivo para não ser enganado!