A nossa luta de cada dia
A luta também faz a lei! No caso das mulheres dois ingredientes são fundamentais para que a discussão de gênero ganhe importância na agenda política: a perseverança de tantos grupos e instituições organizadas e a conquista de espaço feminino no poder público.
O sonho da igualdade real vai preservar os direitos humanos e não mais direitos apenas das mulheres, dos índios, dos idosos, das crianças.
Os resultados
São muitos os bons exemplos da luta social e ação política:
• criação da lei Maria da Penha, que traz instrumentos para combater a violência doméstica.
• lei que melhora as condições da população carcerária feminina.
• lei que estende à mãe adotiva o direito à licença-maternidade e ao salário-maternidade.
• lei que faculta à empregada doméstica o acesso ao FGTS.
• lei que garante às mães o direito à presença de acompanhante durante o parto e pós-parto pelo SUS.
• lei que amplia o atendimento dos planos e seguros privados para a realização de cirurgia plástica no caso de mutilação decorrente do câncer de mama.
Nova visão
Enfrentar a desigualdade exige o enfrentamento de questões como educação, saúde e relações de trabalho e a compreensão que a promoção da igualdade de gênero fortalece a renda e reduz a pobreza.
A Comissão de Mulheres Metalúrgicas tem inserido na agenda do Sindicato ações e estudos voltados à efetiva participação dos trabalhadores no processo de valorização humana da mulher!
O compromisso de cada um de nós é a adesão à luta de cada dia de nossas companheiras, mães, esposas e filhas para um País de iguais.
Departamento Jurídico