A partir do Brasil, exportações da Stellantis avançam 38% este ano
A Stellantis divulgou na quarta-feira, 23, balanço de produção e exportações a partir do Brasil. Considerando os polos automotivos de Betim, MG, Goiana, PE, e Porto Real, RJ, a empresa fabricou total de 191,3 mil veículos no primeiro trimestre deste ano, alta de 21% em relação aos 158,2 mil do mesmo período de 2024.
O resultado reflete números positivos nas vendas internas e, principalmente, nas exportações, que no mesmo comparativo tiveram alta de 38%, de 27,5 mil para 38,2 mil unidades. “Os resultados do primeiro trimestre reforçam o papel estratégico da Stellantis no Brasil, tanto no atendimento ao mercado interno quanto na expansão das exportações”, comenta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
O polo mineiro segue como o de maior volume de produção da companhia, com 117, 4 mil veículos fabricados de janeiro a março, avanço de 23% em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. A produção em Pernambuco somou 57 mil unidades este ano, entre modelos da Jeep, RAM e a picape Fiat Toro, alta de 10,9%, enquanto a de Porto Real alcançou 16, 9 mil veículos, expansão significativa de 45%.
O polo sul-fluminense também foi o que registrou melhor desempenho nas exportações, uma evolução de 168%, para 7,8 mil veículos. No caso de Betim o crescimento nesse caso foi de 41%, para mais de 20 mil unidades, enquanto as exportações a partir de Goiana superaram 10 mil veículos. Por modelo, o destaque nos negócios externos é a Strada, com mais de 10 mil unidades enviadas para outros países este ano.
Do AutoIndústria