A própria indústria questiona viabilidade das metas de elétricos

É o que indica pesquisa da ABB sobre perspectivas mundiais da produção automotiva

Pesquisa da ABB Robótica & Automação sobre perspectivas da produção automotiva mostra que a própria indústria considera inatingíveis as metas de adoção de veículos elétricos dentro dos prazos regulatórios estabelecidos atualmente.

Do total dos entrevistados, 59% fizeram essa avaliação ao destacar uma série de desafios, dentre os quais a adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, os altos níveis de investimento de capital necessários, a escassez de matérias-primas e a falta de infraestrutura adequada e de capacidade de rede.

Feita em parceria com a Automotive Manufacturing Solutions, a pesquisa mostrou que apenas 11% acreditam que todas as metas regionais para a adoção de VEs até 2030-2040 sejam realistas. Na avaliação dos 28% restantes, até é viável a possibilidade de os prazos serem cumpridos, mas para isso é necessário vencer uma série de desafios ainda existentes. Outro ponto abordado na pesquisa foram os desafios envolvidos na adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias.

Dos entrevistados, 19% consideraram essa uma barreira relevante, enquanto 16% mostraram preocupação com os altos níveis de investimento de capital necessários. Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de VEs por mais de um quarto (26%) dos entrevistados, enquanto 17% destacaram os altos preços dos veículos como a principal barreira ao crescimento dos modelos do gênero.

Do AutoIndústria