A unidade da classe trabalhadora fará a diferença

“Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, Raul Seixas.

Foto: Adonis Guerra

Todo ano que se inicia chega com uma enorme carga de otimismo, com votos e desejos de boas novas, promessas de mudanças e a sensação de recomeço e esperança de um ano melhor do que o que passou. As pessoas costumam, cada uma à sua maneira, se propor a também serem melhores deixando para trás velhos hábitos que já não servem mais para o ano que se intitula “novo”. 

Nós, a classe trabalhadora aguerrida deste país, sabemos bem que, de 2016 para cá, por mais que nos esforcemos, o ciclo seguinte não tem sido melhor, pelo contrário. Não no campo pessoal, mas no que diz respeito a questões amplas como saúde, educação, moradia, economia, condições de trabalho, dignidade humana, respeito às diferenças, equidade de gênero e raça, qualidade de vida e tantos outros temas que o Brasil tem retrocedido a cada ano. 

Desta forma, 2022 se apresenta como o ano da esperança. Um ano que começa com alta na inflação e no desemprego, mas também o ano em que queremos mudar tudo isso. É hora de acabar com o negacionismo, com o trabalho precário, com a miséria, o ataque às instituições, à democracia, às florestas, aos povos originários, às mulheres, aos negros, à população LGBTQIA+ e aos direitos trabalhistas. É preciso defender, melhorar e ampliar o SUS, as estatais, a indústria nacional, a escola pública, a carteira assinada, enfim, defender a dignidade do brasileiro. 

Esse sonho precisa ser forjado a várias mãos, e a classe trabalhadora é peça fundamental para tornar tudo isso realidade. Nós, Metalúrgicos do ABC, acreditamos e lutamos para que os trabalhadores voltem a ser protagonistas neste país construído ao longo dos anos com muito sangue e suor por todos nós. 

É com essa certeza de que é o momento de dar a volta por cima que iniciamos 2022. Com a consciência de que nada virá sem luta, mas também com a confiança na nossa categoria que nunca abandou a batalha antes da vitória. 

Um feliz ano novo e que ele realmente seja de boas novas para todos nós!

Direção dos Metalúrgicos do ABC