A valorização do metalúrgico afro-descendente
O 4º Congresso dos Metalúrgicos do ABC aprovou uma série de propostas para valorizar o metalúrgico afro-descendente. “Os debates e tudo o que foi aprovado estão em sintonia com aquilo que o mundo discute em termos de raça”, resumiu Gilberto Carlos Emiliano,o Giba, coordenador da nossa Comissão de Combate ao Racismo.
No Congresso também se destacou a presença do negro. Dos delegados que responderam questionário sobre sua raça, 320 (54%) deles se declararam brancos, 89 negros (15%), 89 morenos (15%), 64 se declararam pardos, 1 claro e 2 se declaram amarelos.
Veja um resumo das propostas aprovadas:
Contrato de responsabilidade social
A idéia da proposta é destacar empresas que trabalham dentro do conceito de responsabilidade social. Para a Comissão, este acordo deverá contemplar o direito de organização dos trabalhadores e o fortalecimento das negociações; a valorização da diversidade de gênero, raça, opção sexual e dos portadores de deficiência, especialmente nos cargos de chefia e gerência; respeito à lei que determina cotas para a admissão de deficientes; a criação de uma política de ascensão profissional; que as empresas incentivem e promovam ações sociais e o trabalho voluntário; e faça adesão a programas sociais oficiais.
Essa proposta consta da pauta de reinvindicações da campanha salarial dos metalúrgicos.
Criação da comissão social
O objetivo da proposta é conhecer e catalogar os projetos sociais dos quais a categoria participa e transformá-los em uma ação social unificada. É também potencializar esses projetos através da construção de uma concepção pedagógica e montar uma metodologia para acompanhá-los. Dotar o Sindicato de instrumentos para buscar acordos de cooperação nacional e internacional nos setores públicos e privados.
Esclarecimento da anemia falciforme
A anemia falciforme atinge entre 10% e 14% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde. É um problema que aflige mais a população negra, mas pode se manifestar em outras raças. A luta é pela realização do exame eletro-forese (para detectar o problema) nos exames periódicos, inclusão do tema nos cursos de formação e saúde do Sindicato, obrigatoridade do tema nas Sipats, além de uma campanha sobre o assunto na categoria.
Quem é o metalúrgico afro-descendente
O 4º Congresso também aprovou emenda para a realização de pesquisa sobre o negro metalúrgico. A intenção é conhecer como ele e sua família vivem, onde e como trabalham, onde estudam, quanto ganham e como se divertem. A pesquisa pretende orientar as ações da Comissão.
20 de novembro
A luta é pelo feriado em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, em reconhecimento a Zumbi dos Palmares como herói nacional. O debate está colocado em todo o País e, em algumas cidades, como Ribeirão Pires, o dia já é feriado. A proposta aprovada é de empenho do Sindicato em potencializar na região o debate sobre a importância da decretação do feriado em todas as cidades do ABC.
Política social de afro-ascendência
A proposta visa conquistar das empresas o comprometimento com a educação de afro-decendentes, incluindo o trabalhador e os seus dependentes.