A vez dos bairros na 87,5 FM
Foto: Rossana Lana / SMABC
“Agora posso falar numa rádio da cidade”, comemorou uma moradora do Jardim Represa, em São Bernardo, ao ouvir a transmissão da emissora comunitária do bairro, que desde o mês passado opera em caráter experimental.
Também a rádio Nova Riacho Grande já está no ar. Mais três vão iniciar as operações neste ano e outras quatro em 2012. Todas as nove rádios estarão operando na freqüência 87,5 FM, cada qual transmitindo no raio de um quilômetro.
“Essas nove rádios vão alcançar 80% da população da cidade e representam mais tijolos no edifício da democratização da comunicação”, disse Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato.
Ele lembrou que, com as novas rádios, as pessoas terão um espaço que nunca conseguiriam na mídia tradicional. “É uma ótima alternativa e essa mídia tradicional comandada por meia dúzia de famílias, que é tendenciosa e partidarizada”, afirmou Sanches.
Em apoio a essa iniciativa, o Sindicato doou todos os equipamentos e realizou um ato na terça-feira para a entrega simbólica do material. Além disso, o Sindicato vai promover oficinas de capacitação para produção e programação radiofônica.
“Teremos um pouco de tudo em nossa programação. Mas o importante é trabalhar para formar população e qualificar sua luta por bairros melhores”, finalizou VIlmar Ananias de Souza, diretor da Associação Cultural Jardim Represa, detentora da emissora.
Da Redação