´A vida dos patrões é reclamar, a nossa é pressionar´
Categoria intensifica Campanha Salarial em assembleias nas fábricas, enquanto dirigentes pressionam patrões nas negociações
Assembleia de mobilização na Itaesbra. Foto: Paulo de Souza / SMABC
Os Metalúrgicos do ABC estão intensificando a Campanha Salarial 2012 com assembleias em diversas empresas para mostrar a disposição de luta dos trabalhadores na base.
A mobilização mantém a companheirada organizada e em estado de alerta, ao mesmo tempo em que os dirigentes pressionam as bancadas dos grupos patronais nas primeiras rodadas de negociações.
“O acordo com as montadoras, com validade para 2011 e 2012, é referência para que os demais grupos apresentem uma proposta”, explicou Nelsi Rodrigues, o Morcegão, coordenador de São Bernardo. “Sabemos que a vida dos patrões é reclamar e a nossa é pressionar”, prosseguiu.
Segundo o dirigente, as medidas emergenciais tomadas pelo governo federal como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e desoneração da folha, entre outras, permitiram a retomada da produção industrial.
“A situação nas fábricas está equilibrada, então nós entendemos que o processo de crescimento continua e vamos lutar pela nossa pauta”, afirmou Morcegão.
Os temas centrais da Campanha Salarial 2012 são reposição integral da inflação, aumento real no salário, valorização dos pisos salariais, jornada de 40 horas semanais, licença maternidade de 180 dias (para os grupos 8, 10 e Estamparia) e seguro de vida.
Da Redação