ABC: APL de autopeças entra em nova etapa
Criado em agosto de 2004, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Autopeças, Ferramentaria e Plásticos ganha a partir de agora uma segunda fase.
Nesta etapa, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Sebrae São Paulo, patrocinadores da iniciativa, vão investir R$ 2,1 milhões, que serão destinados a fornecer consultoria a um grupo de 30 empresas de autopeças e 20 de ferramentaria.
Segundo o secretário executivo da Agência, Sílvio Minciotti, a primeira fase promoveu uma cultura associativista e de ações coletivas entre as empresas do setor.
A segunda fase, diz ele, continua focada nos interesses de médias, pequenas e microempresas de autopeças e ferramentaria do ABC, mas pretende abrir-se também para participação de grandes empresas.
Para o representante do Sindicato na APL, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, do Comitê Sindical na Mahle Metal Leve, a cultura dos arranjos produtivos foi construída com o esforço coletivo de muita gente, apesar da oposição de alguns empresários. “Os trabalhadores têm muito interesse no sucesso do APL porque podem representar mais emprego, renda e desenvolvimento da região”, afirmou
Segundo o presidente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca, que acompanha cerca de 21 experiências de APL no Estado, a iniciativa do ABC “tem que dar certo porque a região foi escolhida como modelo, como vitrine para um tipo especial de APL capitaneado por pequenas e médias indústrias”.