ABC cria 14 mil empregos neste ano
Nos quatro primeiros meses do ano, 14 mil novas vagas com carteira assinada foram abertas na região.
É um crescimento de 15% comparado com o primeiro quadrimestre de 2003 e o melhor para a criação de empregos na região desde 1994.
>> O melhor quadrimestre em 10 anos
As empresas do ABC contrataram 70 mil pessoas e demitiram 56 mil nos primeiros quatros meses deste ano. Isto significa um saldo positivo de 14 mil novas vagas com carteira assinada na região.
Comparado com o primeiro quadrimestre de 2003, houve crescimento de 15% além de ser o melhor quadrimestre para a criação de empregos na região desde 1994.
Os dados são do Ministério do Trabalho com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. E a retomada da atividade econômica em todo o País é apontada como a maior causa do crescimento do mercado de trabalho no ABC. Os setores que melhor reagiram foram o industrial, os serviços e a construção civil.
>> Movimento
Em Santo André, o saldo positivo é de 2.878 empregos. Para o secretário de Desenvolvimento da cidade, Jeroen Klink, a região segue o movimento de recuperação do País. “Já percebíamos esta melhora, pequena mas importante, em Santo André, disse.
Com 4.515 mil postos de saldo, São Bernardo é o município que mais abriu vagas. As indústrias de minerais, montadoras, saúde e serviços tiveram o maior destaque.
As empresas abriram 3.320 vagas a mais que demitiram em São Caetano. Diadema teve 2.752 contratações de saldo. “Temos uma posição privilegiada no ABC porque a maioria de nossas empresas são pequenas e médias, que tradicionalmente empregam mais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Humberto Domingues. O Caged registrou ainda saldo de 393 empregos em Mauá e 385 em Ribeirão Pires.