ABC lança projeto para investigar ditadura militar

Uma luz para uma história cinzenta. Foi lançado no dia 27 o projeto Acorda ABC, que integrará as atividades do Associação Centro de Memória do Grande ABC e tem por objetivo pesquisar e investigar as histórias da ditadura militar (1964-1985), sobretudo os casos de tortura, assassinato e exílios.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Adonis Bernardes, o cronograma prevê estudos e atividades que ocorrerão em 24 meses. A ideia é criar um material que dê subsídio paras as investigações da Comissão Nacional da Verdade, ligada ao Ministério da Casa Civil, além de produzir um livro e uma cartilha para que sejam distribuídos nas escolas, e, principalmente, manter a história viva.

“No Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, que têm orgulho da sua história, estamos sempre pensando a história que vem, e nunca a que foi. Queremos ter um material que sirva de base para os jovens com menos de 35 anos, para que eles entendam a que custo vivemos a atual realidade política e social”, afirmou Bernardes.

O evento de lançamento do projeto foi realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, apoiador da ideia, e contou com a presença de lideranças e militantes de diversos movimentos sociais da Região.

 

Do ABCD Maior