ABC terá laboratório para pesquisa e desenvolvimento

José Roberto Nogueira, o Bigodinho. Foto: Paulo de Souza/SMABC

 

Em parceria com as prefeituras do ABC, Senai, universidades e escolas profissionalizantes da região, o Sindicato, está criando o primeiro Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (LPeD) do Brasil para a cadeia automotiva.

A iniciativa é fruto de um raio X realizado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do Grande ABC (leia mais nessa página), que detectou a necessidade de fortalecer o segmento para atender às expectativas do novo Regime Automotivo, o Inovar-Auto.

“Será um espaço destinado para pesquisadores e alunos acompanharem todo o processo de desenvolvimento de engenharia que resulta na fabricação do ferramental”, explicou José Roberto Nogueira, o Bigodinho, diretor executivo do Sindicato que acompanha o APL.

 

Internacionais
Segundo o dirigente, a ideia de criar o LPeD é preparar a região para um processo de modernização do parque fabril, para se tornar um polo de referência nacional no setor.

“Percebemos uma carência de engenheiros e projetistas para ferramentais e, por isso, uma urgência em qualificação destes profissionais”, destacou Bigodinho.

Para ele, o Inovar-Auto trouxe de volta à região um caminho para o desenvolvimento. “Pelo novo Regime os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, chamados de PeD, são convertidos em créditos de IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, que poderão ser abatidos do preço final dos carros”, lembrou.

 “Então pensamos em conquistar esses créditos de forma conjunta, beneficiando todos da cadeia automotiva, principalmente os trabalhadores que serão qualificados”,  continuou.

Além das parcerias regionais, a formação do LPeD também prevê convênios internacionais. O local em que será instalado ainda está em fase de estudos e poderá ser em campus universitário.

 

Saiba o que é um APL
Os APLs – Arranjos Produtivos Locais – são aglomerações de empresas com a mesma especialização produtiva e que se localizam em um mesmo espaço geográfico.

As empresas dos APLs mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si, contando também com apoio de instituições locais como sindicatos, governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.

Participar de um APL fortalece as empresas, pois juntas formam um grupo articulado e importante para a sua região, podendo organizar compras diretas sem intermediários, e, portanto, negociar melhores preços. Além de obter financiamentos com taxas de juros mais atrativas no mercado.  

 

Da Redação