ABC terá polo de ensino à distância do Instituto Federal
Iniciativa é parte do projeto dos Metalúrgicos do ABC de criar uma escola de formação profissional que junte qualificação técnica e formação cidadã
Rafael Marques, presidente do Sindicato, assina acordo ao lado de Cristiane Freire, do Instituto Federal São Paulo. Foto: Paulo de Souza / SMABC
O Sindicato fechou nesta quinta-feira (13) parceria inédita com o Instituto Federal São Paulo (IFSP) para instalar um polo de ensino à distância na Regional Diadema, a partir do segundo semestre do ano que vem.
A parceria é parte do projeto dos Metalúrgicos do ABC de criar uma escola de formação profissional que junte qualificação técnica e formação cidadã. O plano foi aprovado no 7º Congresso da categoria, em novembro do ano passado.
“A escola trará mais oportunidades de qualificação profissional para os trabalhadores no ABC usando o ensino à distância, onde é possível aprender apenas com o uso de um computador conectado à internet”, disse Cristiane Freire, coordenadora da Escola Técnica Aberta do Brasil, que será responsável pelos cursos.
“Será uma escola para o trabalhador que quer estudar”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques. “O ensino à distância é flexível e se adapta ao horário do trabalhador que está na fábrica”, completou.
Serão oferecidos inicialmente dois cursos aos interessados, o de Técnico em Informática para Internet e o de Técnico em Administração. A partir de fevereiro começarão a ser divulgadas as informações do processo seletivo.
Cada curso terá 50 vagas disponíveis, todas gratuitas. Para se inscrever será necessário ter no mínimo o ensino médio (antigo segundo grau).
“Junto com a formação técnica, o trabalhador terá também a formação cidadã, como acontece na parceria do Sindicato com o Senai, nos cursos na Regional Diadema”, disse Rafael.
Ele destacou ainda que o Instituto iniciou este ano um projeto para formar professores da área técnica usando o ensino à distância.
A intenção é aproveitar quem já possui diploma de bacharel em temas específicos e fornecer a licenciatura para atuar nessas áreas.
“Portanto aguardem que em 2013 teremos mais novidades”, anunciou Rafael.
Qualidade no ensino público
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo existe a 103 anos e é reconhecido como uma das instituições mais importantes no ensino público de qualidade em São Paulo.
Possui 28 campi e 19 polos em todo o Estado, com mais de 20 mil alunos matriculados. Nos últimos anos, para democratizar o acesso ao ensino público em lugares distantes, o Instituto criou a Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), para oferecer o ensino à distância.
Da Redação