ABCD cria mais 4.847 empregos formais em abril

País gerou mais de 300 mil postos de trabalho só no mês passado. 41,4 milhões de brasileiros já tem carteira assinada

O ABCD gerou 4.847 novos postos de trabalho com carteira assinada no mês passado. De acordo com o Ministério do Trabalho, desde o começo do ano 17.538 novas vagas foram criadas na Região. O resultado do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgado nesta segunda-feira (17/05), indica que quase todas as atividades econômicas geraram vagas nos últimos 12 meses no ABCD.

São Bernardo foi o 10° município a criar mais postos de trabalho no Estado em abril, com 1.388 novas contratações. Santo André foi o 18° no ranking e Diadema o 22°.

De acordo com a economista e técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Zeíra Camargo Santana, o aumento do nível de emprego no mês passado era esperado, mas o índice pode crescer mais. “É um mês que as empresas pensam na produção para o resto do ano e esse ajuste pode implicar em contratações”, afirmou.

A indústria da transformação admitiu mais 1.577 trabalhadores no ABCD em abril, 33% dos empregos gerados no mês na Região. “Esse dado é importante porque é a indústria que gera as melhores rendas e tem jornada regulamentada”, indica Zeíra. O setor de serviços gerou quase metade dos empregos no período (2.263 vagas).

Em Santo André, os trabalhadores da administração pública perderam 3,59% do seu efetivo no mês passado, ou 106 funcionários. Já a área de serviços do município criou 635 novas vagas. Em Diadema, a indústria da transformação empregou 434 novos trabalhadores, ou 44% do total de emprego gerado no mês de abril no município.

Em Mauá, a construção civil segue em alta. O setor contratou mais 432 trabalhadores no mês passado. Em São Bernardo, o setor de serviços foi o que mais gerou postos de trabalho (959), seguido da indústria de transformação (377) e comércio (296).

Brasil – O País registrou a criação de 305.068 novos postos de trabalho em abril. Desde o começo do ano mais 962.327 trabalhadores foram contratados no País, volume semelhante ao total de 2009. Com o resultado, o Brasil chega à marca de 41,4 milhões de brasileiros com emprego formal e direitos trabalhistas garantidos.

“Com base nos dados até agora, passo a prever que o Brasil vai gerar 2,5 milhões de novos empregos em 2010. Ainda temos muito crescer”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que prevê a geração de até 280 mil novos postos de trabalho em maio.

Da redação com ABCD Maior