Abeifa é contra pedido da BYD de impostos menores para CKD e SKD

A BYD não confirmou, mas foi ela a marca chinesa a pleitear Imposto de Importação menor para carros desmontados SKD e CKD, pleito contestado na semana passada pela Anfavea e que também não tem apoio da Abeifa, segundo reportagem do Guia do Carro publicada na sexta-feira, 11, no Portal Terra.

Em entrevista ao jornalista Sérgio Quintanilha, o presidente da Abeifa, que representa os importadores, inclusive a BYD, além de alguns fabricantes locais, Marcelo Godoy, deixou claro que o pedido de redução da tarifa de importação para veículos CDK e SDK  não é um pleito da entidade que preside, mas sim da montadora.

“Eu entendo que para ter benefício de imposto no Brasil, toda a produção tem que ter fases do processo construtivos incorporadas na sua construção”, disse o executivo. “Se você tem uma planta que produz 100% aqui ou a maioria do processo, você é elegível. Se você simplesmente faz uma montagem, eu não entendo que deveria ser elegível a uma redução de imposto”.

O processo de montagem é justamente o que a BYD se propõe a fazer em Camaçari, BA, onde está construindo uma linha de montagem que vai funcionar a partir de unidades SKD e CKD vindas da China. A marca chinesa encaminhou pleito ao governo federal pedindo que as tarifas de importação de veículos elétricos e híbridos plug-in sejam reduzidas para 10% no caso de SKD e em 5% em se tratando de CKD.

Do AutoIndústria