Aberta as inscrições do ProUni

Programa facilita o acesso a faculdades particulares com bolsas integrais e parciais.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) abriu as inscrições na segunda-feira para 156.416 bolsas de estudo no primeiro semestre de 2009.
Até o dia 12 de dezembro, os interessados podem se inscrever pelo sítio do programa: www.portal.mec.gov.br/prouni.
O ProUni oferece bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade para instituições de ensino superior particulares. Para participar do programa, é preciso comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 622,50), no caso da bolsa integral, e de até três salários mínimos (R$ 1.245,00), para bolsa parcial.
Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, com média mínima de 45 pontos na prova objetiva e na redação. Além disso, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, no caso de escola particular, na condição
de bolsista integral. O programa é aberto a estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 ou que concluíram essa etapa em anos anteriores.

 

Prova do sucesso
De acordo com a coordenadora-geral de projetos especiais para a graduação da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Paula Branco Melo, a oferta de bolsas de estudos do ProUni cresceu 47% em relação ao primeiro semestre de 2007.
No ano passado, o MEC ofereceu 106 mil; agora, são mais de 156 mil. No caso das bolsas integrais, o índice de aumento, segundo Paula, foi ainda maior com relação ao mesmo período – subiu de 53 mil para 95 mil.
Na avaliação dela, os dados demonstram que o programa está consolidado e em expansão. Do início de 2005, quando foi realizada a primeira seleção de bolsistas, até hoje, o ProUni atendeu 430 mil estudantes em todos os Estados e no Distrito Federal.