Abertas as inscrições ao Primeiro Emprego
Pelo terceiro ano consecutivo, uma nova turma de 2.000 jovens da região vai participar do programa Primeiro Emprego, que no Brasil todo vai envolver cerca de 36 mil pessoas.
Durante cinco meses, os jovens vão receber qualificação de 400 horas, metade pedagógica e outra específica, voltada ao mercado de trabalho.
O jovem que prestar serviços à comunidade nos finais de semana, num total de 25 horas por mês, vai receber auxílio de R$ 150,00.
O Primeiro Emprego é destinado a jovens entre 16 e 24 anos, de famílias com renda mensal por pessoa de meio salário mínimo, e que estejam estudando.
“Esses jovens estão em situação de maior vulnerabilidade social, mesmo porque nessa faixa etária o desemprego é duas vezes maior que em outras”, explicou Teodoro de Lima, diretor executivo da Coopervolks, empresa que neste ano será a âncora do programa federal.
Ele disse que os parceiros para desenvolver a qualificação dos jovens têm prazo até hoje para apresentarem seus pré-projetos, definindo as oficinas que querem realizar.
“O programa abre perspectivas de emprego aos jovens ao colocá-lo em condições de brigar no mercado de trabalho”, disse Teodoro.
Ele comentou que para este ano a meta é empregar pelo menos 30% dos jovens. “Tenho certeza que vamos conseguir muito mais”.
Domingo tem inscrição em SBC
As inscrições ao programa Primeiro Emprego para quem mora em São Bernardo será neste domingo, das 9h às 14h, na CooperVolks, na Av. Faria Lima, 1.775.
Depois dessa data, as inscrições serão feitas nas próprias entidades, que ainda estão sendo definidas.
As inscrições também podem ser feitas nas unidades da Central de Trabalho e Renda.
Em Santo André, a CTR fica na Av. Artur de Queiróz, 720, e em Diadema o endereço é na Alameda da Saudade, 186.