Abertura do 7º Congresso e entrega do projeto do ACE nesta sexta

Sindicato abre o 7º Congresso nesta sexta, às 18h, na Sede, e entrega ao governo federal o anteprojeto de lei para Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico, o ACE. Todos estão convidados!


Delegado exibe crachá durante o 6º Congresso dos Metalúrgicos do ABC, realizado em maio de 2009.
Foto: Raquel Camargo / SMABC

O Sindicato dá mais um passo em sua caminhada para democratizar e transformar as relações de trabalho no Brasil nesta sexta-feira (30).

Em ato na Sede, entregará ao governo federal o anteprojeto de lei do Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico, batizado de ACE.

Ele terá a função de fortalecer a representação sindical no local de trabalho, valorizar e dar segurança jurídica à negociação coletiva. No mesmo ato será aberto o 7º Congresso dos Metalúrgicos do ABC.

As duas ações se relacionam. Toda a experiência de organização e de negociação desenvolvida pelo Sindicato nasceu de realidades históricas ou são resultado de discussões em congressos.

Os vários acordos de adequação de horários com a consequente redução de jornada são exemplos de negociação de uma determinada realidade específica. Esses acordos só foram possíveis por conta da organização dos metalúrgicos no local de trabalho.

Essa organização no local de trabalho, por sua vez, remonta 30 anos em nossa categoria, com a conquista Comissão de Fábrica na Ford em julho de 1980. Sua forma atual, a dos Comitês Sindicais, ganhou corpo em 1998 por decisão de um Congresso dos Metalúrgicos e hoje representa por volta de 80% da categoria.

“As lógicas da organização e da negociação sempre caminharam juntas. Foi por meio delas que fizemos acordos inéditos, não previstos nas formas tradicionais, sem tocar em nenhum direito dos trabalhadores”, comenta Wagner Santana, o Wagnão, secretário geral do Sindicato.

Dois destes importantes acordos foram o de reestruturação produtiva (tema de seguidos congressos) na Mercedes-Benz e o de garantia de emprego na Volks, que manteve a fábrica produzindo aqui no ABC e com novos modelos.

Outro exemplo da relação entre o 7º Congresso e possibilidades de ACE está no processo de negociação permanente com as empresas. Entre as pautas estão investimentos, produtividade, novos produtos e a competitividade regional, assuntos que poderão gerar acordos específicos.

O mesmo assunto está no 7º Congresso, em mesas temáticas sobre Emprego, Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico, Organização e Negociação, Qualificação Profissional e Desenvolvimento Regional. 

Abertura do 7º Congresso e entrega do anteprojeto do ACE
Sexta-feira, 18h, na Sede do Sindicato. Participe!

Da Redação