Abifa está confiante com medida de aumento do IPI para carros importados

Anunciado na semana passada, o aumento do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados sobre carros importados já está começando a surtir efeito positivo no setor de fundidos.

Válida até dezembro de 2012, a medida governamental aumenta em 30 pontos percentuais o imposto, que até então variava de 7% a 25%, onerando entre 25% e 28% o custo final dos veículos totalmente importados.

Para Devanir Brichesi, presidente da Associação Brasileira de Fundição – Abifa, a medida contribui com o setor. “A necessidade de ter etapas de fabricação no mercado nacional, dentre elas a fabricação de motores para ficar livre deste aumento, também representa grande auxílio”.

Segundo a descrição da medida, estarão livres deste aumento os veículos com conteúdo nacional e regional (fabricados na Argentina) acima de 65%, para quem mantém centros de desenvolvimento tecnológico no Brasil e aqueles que atendem ao menos seis de 11 requisitos para fabricação interna de veículos.

Embora para Brichesi isto não seja suficiente, e ainda possa sofrer alguns ajustes a pedido da Abeiva – Associação dos Importadores de Veículos, a aplicação deste aumento já representa uma mudança de comportamento frente às importações.

Ele acredita os efeitos deste avanço possam ser sentidos melhor pelo setor até janeiro de 2012.

Outras medidas
Ainda de acordo com o presidente da Abifa, mesmo com a efetivação do aumento do IPI, os automóveis importados chegam a um custo muito próximo à produção nacional, e que, portanto, uma nova medida poderia contribuir para o aumento desta diferença, como a desoneração do custo sobre o trabalho.

Do InfoMet