Ação do Sindicato garante volta ao trabalho à ex-cipeiro na Trefilação União

(Foto: Edu Guimarães)

Everton do Nascimento Queiroga, trabalhador no setor de barras na Trefilação União, em São Bernardo, foi reinte­grado ontem. A reintegração ocorreu após o Sindicato en­trar com uma ação judicial contra a empresa que havia de­mitido o companheiro durante o período de estabilidade.

Everton foi o candidato mais votado nas eleições da Cipa de 2014 e 2015. Ele cum­priu o segundo mandato até 13 de março de 2016, por­tanto teria estabilidade até 13 de março de 2017, conforme determinado em lei. Porém, foi demitido em 16 de janeiro deste ano.

O departamento jurídico do Sindicato considerou que a demissão foi uma perseguição da empresa, já que o trabalha­dor pretendia se candidatar também para eleições de Cipa deste ano. Segundo Everton, representantes da empresa ale­garam que ele era um “forma­dor de opinião”, como motivo para ser demitido.

“Procurei o Sindicato após orientação do Ministério do Trabalho, me sentindo total­mente desamparado, achei que iriam me dizer para aceitar, mas foi totalmente diferente. Fui orientado a lutar pelo meu direito. O Sindicato me acolheu de um jeito que eu não esperava”, declarou.

O trabalhador que não era sindicalizado disse que agora irá se sindicalizar e já fez a inscrição para concorrer às eleições de Cipa deste ano, o prazo se encerra hoje.

“A Cipa foi criada há 90 anos, existe no Brasil há 73, e parece que as empresas até hoje não têm noção do que é o mandato de um cipeiro”, res­saltou o coordenador da Co­missão de Saúde do Sindicato, Amarildo Sesário de Araújo.

“A empresa que demite alguém eleito pelos traba­lhadores na área de saúde e segurança, é porque não tem o mínimo de responsabilidade com o esse tema. A direção do Sindicato, junto a Comis­são de Saúde está preparada para fazer o enfrentamento às empresas que contrariam as decisões dos trabalhadores”, destacou.

Confira o vídeo em smabc. org.br ou goo.gl/Yyj5YX.

 

Da Redação