Acidente mutila dedos de trabalhador na Asbrasil

Não era função do companheiro operar a lixadeira que, para piorar, estava sem proteção.

Lixadeira mutila dedos de operador

O operador de máquinas Joaquim Alves Sobrinho teve os dedos mínimo e anelar da mão esquerda esmagados e “comidos” por uma lixadeira na Asbrasil, de São Bernardo, na madrugada de ontem. O metalúrgico foi atendido no hospital Ifor, onde passou por cirurgia.
Segundo a CIPA dos trabalhadores, não era a função de Joaquim operar aquela máquina. Para piorar, o dispositivo de proteção da lixadeira havia sido retirado sem que a CIPA fosse comunicada.
“Se houvesse proteção, a mão dele não teria acesso ao espaço onde a peça entra para ser lixada”, disse o vice-presidente da CIPA, Luiz Cesar da Silva Lopez, o Prego, também membro do CSE.

Segurança suspensa
Segundo ele, vários trabalhadores foram demitidos no final do ano passado e agora, para tapar os buracos, a fábrica remaneja os companheiros, muitos deles sem treino para as funções que passam a exercer.
No momento do acidente, Joaquim estava sozinhono setor. É a segunda vez que um acidente com esse tipo de lixadeira acontece na Asbrasil nos últimos tempos.
Todas as melhorias de segurança reivindicadas pela CIPA estão suspensas. A empresa alega aos cipeiros que o momento é de crise e não pode gastar. Enquanto isso, os acidentes ocorrem.