Acima de 110%, Peugeot e Caoa são as marcas que mais cresceram em 2021
Entre as maiores quedas do ano, estão Ford e GM. Confira o ranking com os 20 principais fabricantes
Não há dúvida que o ano de 2021 foi desafiador, como as montadoras gostam de dizer, devido principalmente à escassez de semicondutores que reduziu a produção de algumas montadoras. O que foi um problema para algumas, porém, revelou ser uma oportunidade para outras, como mostra a análise das vendas de veículos leves no acumulado entre janeiro e novembro deste ano, segundo a Fenabrave.
No ranking das 20 maiores marcas no mercado brasileiro, duas delas apresentaram um desempenho impressionante, com um crescimento nas vendas acima de 110% quando comparado com os 11 primeiros meses de 2020: Peugeot e Caoa Chery. A Peugeot emplacou neste ano 26.044 unidades contra as 11.538 do ano passado, o que representa um aumento de 125,7%. Na sequência, veio a Caoa Chery, com um crescimento de 113,2%, ao saltar de 16.910 para 36.048.
No terceiro lugar desse ranking, o destaque foi a Citroën, que passou de 12.604 veículos comercializados em 2020 para 20.267 vendidos neste ano, o que representa um acréscimo de 60,8%. É bom lembrar que essas três montadoras são marcas que têm um volume relativamente pequeno, o que facilita uma grande variação nas vendas. Isso só reforça, no entanto, o bom trabalho feito pelas próximas duas marcas.
A Jeep conseguiu crescer 42,3% neste ano, ao elevar suas vendas de 95.308 para 135.598, enquanto a Fiat teve uma elevação de 40%, emplacando 395.581 neste ano frente aos 282.094 do ano anterior. Não por coincidência quatro das cinco primeiras marcas desse ranking são do grupo Stellantis (Peugeot, Citroën, Jeep e Fiat), o que explica o otimismo da liderança da empresa, que anotou no Brasil e na América do Sul um de seus melhores desempenhos globais, devendo fechar 2021 com lucratividade.
Do Automotive Business