Acordo de jornada de trabalho é renovado na Itaesbra


Trabalhadores aprovaram a renovação e a pauta da PLR em assembleia. Foto: Paulo de Souza / SMABC

Os companheiros na Itaesbra, em Diadema, aprovaram em assembleia na tarde desta terça-feira (5) a renovação por mais dois anos do acordo de meia hora de refeição.

Na mesma assembleia, eles aprovaram também a pauta de negociação sobre a participação nos lucros e resultados da empresa (PLR) para este ano.

A redução no horário de refeições é uma reivindicação antiga dos companheiros conquistada em 2007 e que permite aos trabalhadores jornada menor de trabalho na semana.

“Foi preciso muita luta dos companheiros para que a fábrica renovar o acordo”, afirmou o diretor de área Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua. “Os patrões estavam irredutíveis”, prosseguiu.

No final de janeiro, os companheiros realizaram uma plenária na Regional Diadema para definir as estratégias de mobilização.

“A presença dos trabalhadores foi decisiva para mostrar à Itaesbra que o Comitê Sindical tinha respaldo para negociar”, lembrou Francisco Dijalma Leite, o Dotô, coordenador do CSE. “Todos estão de parabéns”, completou o dirigente.

A conquista só foi possível depois de muita conversa com a direção da empresa e da organização do pessoal no chão de fábrica.

Da Redação