Acordo de Redução de IPI garante nível de emprego
Entra em vigor amanhã, quando será publicado no Diário Oficial da União, decreto do acordo emergencial para o setor automotivo que prevê redução de três pontos no IPI de carros populares, médios e comerciais leves.
Segundo o acordo, que vale até 30 de novembro deste ano para carros estocados nos pátios das montadoras ou os que forem produzidos e vendidos enquanto o acordo estiver em vigor, toda a redução de IPI tem que ser repassada para os consumidores, com redução nos preços dos carros.
O IPI dos automóveis médios à gasolina cairão de 15 para 12%, dos médios à álcool e Total flex de 13% para 10%, os populares de 9% para 6% e os comerciais leves de 15% para 12%.
O acordo prevê garantia do nível de emprego para toda a cadeia automotiva – montadoras, autopeças e revendas – até 30 de novembro.
A avaliação que o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo faz sobre o decreto é positiva. “O acordo garante um período de tranqüilidade para os trabalhadores até 30 de novembro, quando, espero, a economia esteja aquecida, os juros menores e, assim, a produção possa ser retomada. Além disso, o acordo faz uma ponte para que no Fórum de Competividade possamos ter um acordo a longo prazo”, disse Feijóo.
Marize Muniz
Assessoria de Imprensa
F: (11) 41284200 – Ramal 4253
(11) 4127-3776