Acordo na ABR, de São Bernardo, garante estabilidade e cria vale compra
Trabalhadores folgarão todas as sextas-feiras durante três meses, mas rendimento será mantido porque foi criado vale compra
Os trabalhadores na ABR, autopeças de São Bernardo, aprovaram acordo negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que garante estabilidade de emprego até 30 de junho. Os 200 funcionários da empresa passam a folgar todas as sextas-feiras pelos próximos três meses e as horas não trabalhadas serão compensadas com vales compra durante cinco meses. A assembléia que aprovou o acordo foi realizada na quinta-feira da semana passada.
Segundo Comitê Sindical da ABR, a solução encontrada foi comemorada pelos trabalhadores porque a empresa queria reduzir salários sem nenhuma contrapartida. O acordo garantiu a manutenção do rendimento e os empregos.
NEGOCIAÇÕES – A crise financeira internacional atinge setores e empresas de forma diferente. Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC negocia e busca alternativas específicas conforme a realidade de cada fábrica, sempre priorizando a preservação do emprego e a manutenção do rendimento dos trabalhadores.
Os primeiros acordos de garantia de emprego e manutenção de renda fechados pelo Sindicato neste ano foram assinados em janeiro com a Fiamm e a Sogefi, do mesmo grupo, e com a Proxyon. A jornada semanal foi reduzida em um dia, mas o rendimento mensal foi mantido com a criação de vale compra. Essas empresas também acordaram
Em seguida, foi selado acordo com a Brasmeck, que adiou o lançamento do restaurante para o início de agosto, medida que garantiu aos 90 trabalhadores da empresa estabilidade até 31 de julho.
Na semana passada, após negociação com o Sindicato, foram fechados acordos com Rassini, Autometal e Pinças Grassi de estabilidade de emprego, redução de jornada e criação de vale compra para manter o rendimento dos trabalhadores.
Da Tribuna Metalúrgica