Acordo na Evacon tranquiliza trabalhadores

Assembleia na manhã desta quinta-feira aprovou acordo que segura a empresa por mais três anos em Diadema


Foto: Rossana Lana / SMABC

Os companheiros na Evacon, em Diadema, conseguiram que a empresa assumisse o compromisso de ficar pelo menos mais três anos em Diadema, antes de se transferir para Araras.

Além disso, a mudança terá de ser negociada com os trabalhadores. O acordo foi aprovado nesta quinta-feira, em assembleia realizada diante da portaria.

A negociação só aconteceu depois que os companheiros paralisaram a produção por cinco dias no início do mês, pois estavam intranquilos com a possibilidade de não terem seus direitos garantidos com a transferência da fábrica.

Eles também estavam insatisfeitos com as atitudes antissindicais e o péssimo ambiente criado pela empresa, que não aceitava atestado médico e distribuía advertências sem motivo, pressionando os trabalhadores a pedirem a conta.

“O acordo vai levar tranquilidade ao ambiente de trabalho porque preserva os direitos dos companheiros”, disse Zé Mourão, diretor do Sindicato. As negociações foram intermediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho depois que a empresa foi à Justiça contra a paralisação.

Como a Evacon não costuma conversar com o Sindicato nem com os trabalhadores, as negociações foram difíceis. “Foi mais uma demonstração que a organização da companheirada é fundamental”, comentou o dirigente.

Da Redação