Acordo na Kostal garante investimentos de R$ 50 milhões
Matriz na Alemanha aprovou valor para a troca de seu parque industrial em São Bernardo com 48 máquinas. Empresa investe ainda na qualificação dos trabalhadores com 221 vagas aos cursos do Pronatec Brasil Maior.
O diretor-presidente da Kostal, Edson Furlaneto, junto ao coordenador de São Bernardo, Morcegão, e o presidente do Sindicato, Rafael Marques, durante visita a empresa
Após dois anos de negociação com o Sindicato, a Kostal, em São Bernardo, anunciou aos cerca de 760 trabalhadores investimentos de R$ 50 milhões com a troca de todo o parque industrial até 2018 e a qualificação necessária para operar os novos equipamentos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Brasil Maior, o Pronatec.
A boa notícia foi divulgada durante assembleia no último dia 20 na portaria da fábrica, que também aprovou por dois anos a proposta de Participação nos Lucros e Resultados, a PLR (leia mais abaixo).
Segundo o coordenador de São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, o aspecto mais importante do acordo é garantir empregos de melhor qualidade para a companheirada na fábrica.
“A Kostal apostou nessa filosofia de discutir com o Sindicato como se preparar para o futuro. Assim foi possível atrair um investimento fundamental para manter a empresa na região, inclusive com seu fortalecimento para a vinda de novos produtos”, afirmou Morcegão.
“A fábrica trocará em cinco anos as 48 máquinas injetoras e prensas e fará todas as adaptações necessárias no seu entorno para melhor acomodá-las. O processo começou no ano passado”, prosseguiu.
Em 2013, a empresa recebeu sete novas máquinas injetoras para a substituição das antigas, com mais de 15 anos de uso. Para este ano, está previsto a vinda de mais sete e, assim, sucessivamente.
“A empresa está se preparando para ter uma competitividade muito maior e melhor, com uma infraestrutura eficiente para produzir com mais qualidade”, destacou o presidente do Sindicato, Rafael Marques, que acompanhou Morcegão durante visita a Kostal no início de maio para verificar as novas máquinas já instaladas e em pleno funcionamento.
“Nos últimos dez anos, o fortalecimento da relação entre o Sindicato e a Kostal permitiu acompanhar melhor as questões internas na fábrica, entender os problemas e negociar soluções”, completou Rafael.
Outro ponto da negociação é a capacitação dos trabalhadores na fábrica, já que será preciso maior conhecimento para manusear o maquinário.
Segundo Morcegão, a Kostal terá à disposição 221 vagas no programa de qualificação do governo federal – 170 para cursos técnicos e 51 de formação continuada, como administração, mecânica, ferramentaria, operador de injetora, técnico em eletroeletrônica, entre outros.
As aulas devem iniciar no segundo semestre deste ano e a fábrica fará a pré-inscrição dos trabalhadores interessados.
“O convênio fechado pela Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC com o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior veio no momento certo para somar ao processo de investimento na fábrica, pois a empresa aproveitou para se cadastrar no Pronatec”, contou Morcegão.
Aprovada proposta de PLR por dois anos
Morcegão durante assembleia na Kostal
Na mesma assembleia, os trabalhadores na Kostal aprovaram a proposta de Participação nos Lucros e Resultados, negociada pelo Sindicato, por dois anos. O acordo será quitado em duas vezes.
Para 2014, a primeira será paga em junho e a segunda em janeiro de 2015, com reajuste significativo ante as negociações do ano passado. Para o ano que vem, o valor é fixo e as parcelas serão pagas em maio de 2015 e a segunda em janeiro de 2016.
“Nos últimos dez anos, é o primeiro acordo de longo prazo que fechamos com a empresa”, afirmou Morcegão. “A vantagem de uma boa negociação é essa, pois os dois lados ganham. Trabalhadores e fábrica poderão programar melhor seus gastos e investimentos e não serem pegos de surpresa por algo não previsto”, prosseguiu.
Segundo o dirigente, todos os companheiros aceitaram bem a proposta, mostrando que o Sindicato está no rumo certo em buscar acordos de longo prazo.
“Isto dá a chance dos Metalúrgicos do ABC discutirem investimentos e novos produtos, a exemplo das negociações que acontecem com as montadoras”, afirmou.
“O apoio do Comitê Sindical e dos trabalhadores ajudou mais uma vez no sucesso da negociação. Parabéns aos envolvidos nesta luta pela garantia dos direitos de todos na fábrica”, concluiu Morcegão.
Da Redação